A ATA DE PIM é um documento gerado na reunião de PIM-Reunião de Pré-Inspeção (Pre-Inspection Meeting), que tem como objetivo registrar todas as informações relevantes discutidas durante a reunião de pré-inspeção realizada entre a empresa fornecedora do equipamento, o OIA- organismo de inspeção acreditado responsável pela inspeção e a equipe de inspeção da Petrobras. Essa reunião tem como objetivo principal garantir que a inspeção seja realizada de forma eficiente e em atendimento aos documentos contratuais, evitando falhas ou problemas durante o processo de fornecimento e inspeção.
A ATA de PIM deve conter informações detalhadas sobre os equipamentos a serem inspecionados, incluindo suas características, especificações e requisitos técnicos. Além disso, o documento deve descrever os procedimentos de inspeção que serão utilizados, levando em consideração as normas e códigos aplicáveis, e a definição das responsabilidades e atribuições de cada parte envolvida na inspeção.
A ATA de PIM é um documento fundamental para a gestão da qualidade em inspeção de equipamentos industriais, e deve ser elaborada com rigor e atenção aos detalhes, a fim de garantir a eficiência e segurança do processo de inspeção.
Conforme a especificação técnica Petrobras ET-0000.00-0000-972-1AL-001, a ATA DE PIM deve contemplar, no mínimo, os seguintes tópicos:
a) Apresentação do Responsável pela Inspeção de Fabricação, incluindo a certificação dos profissionais envolvidos;
OIA-Organismo de Inspeção Acreditado. Empresa de terceira parte acreditada para prestação de serviço de Inspeção de Fabricação conforme ABNT NBR ISO/IEC 17020 Tipo A, em escopo de atuação compatível com o bem fornecido.
Responsabilidades e Atribuições: definição das responsabilidades e atribuições de cada parte envolvida na inspeção, incluindo a empresa fornecedora de equipamentos, a equipe de inspeção da Petrobras e eventuais observadores ou representantes das partes interessadas.
b) Ratificação do escopo de fornecimento e requisitos técnicos aplicáveis;
c) Esclarecimento de dúvidas sobre requisitos técnicos de fabricação e eventuais desvios em relação à documentação técnica;
d) Planejamento de fabricação, montagem e testes, incluindo Subfornecedores;
e) Apresentação do Plano de Inspeção e Teste (PIT). A Petrobras poderá, a seu critério, indicar pontos de monitoramento de inspeção que terão acompanhamento durante o processo fabril;
f) Apresentação dos procedimentos críticos a serem analisados quanto à conformidade com os requisitos contratuais;
g) Sistemática de registro e tratamento de Não Conformidades;
h) Esclarecimento dos requisitos de conformidade regulamentar, estatutário (normas regulamentadoras) e os da organização;
i) Apresentação das orientações sobre Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional, Segurança da Informação e Compliance adotadas na fábrica, quando aplicável;
j) Apresentação de todos os documentos e registros que evidenciem a aceitação de desvios em relação aos requisitos técnicos e concessões firmados entre o Gerente do Contrato da PETROBRAS e o Fornecedor, desde a fase de proposta;
k) Definição de critério para inspeção por amostragem, quando aplicável.
DESEJA SABER MAIS SOBRE INSPEÇÃO DE FABRICAÇÃO OU INSPEÇÃO TIPO Q PETROBRAS?
A NEWS CERTIFICADORA é uma empresa que possui todos os requisitos e certificações necessárias para ser o Organismo de Inspeção Acreditado da sua empresa! Somos líderes na prestação de serviços de inspeção de fabricação e diligenciamento, ensaios e testes em materiais e equipamentos industriais.
Nossos profissionais são qualificados e treinados para inspeção nas mais diversas modalidades de Inspeção de Fabricação!
ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO WHATSAPP, TELEFONE OU EMAIL
Telefone e Whatsapp: (11) 3963-4735
Email: news@newscertificadora.com.br